quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Noruega aumenta doação de recursos para o Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), receberá nova doação da Noruega no valor de R$ 312 milhões. O valor equivale a um aumento de 30% no que havia sido previsto originalmente para o ano de 2010. O aumento decorre da queda do desmatamento na Amazônia no ano passado.
O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente e Cooperação Internacional da Noruega, Erik Solheim, durante a Conferência do Clima em Durban, na África do Sul, terminada na madrugada do domingo (11/12). A notícia foi dada à ministra Izabella Teixeira, que chefiou a delegação brasileira na cúpula do clima. Na ocasião, o ministro norueguês afirmou que o "Brasil é um exemplo proeminente, pois tem obtido sucesso na redução do desmatamento na Amazônia".
Nessa quarta-feira (14/12), durante a 12ª reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa), em Brasília, os representantes da Embaixada da Noruega, conselheiro Inge Nordang e a Oficial de Programa Patrícia Benthien, foram aplaudidos pela notícia de incremento da doação. A reunião foi aberta pelo ministro do Meio Ambiente interino, Francisco Gaetani.
O diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, destacou que o aumento da doação pelos noruegueses sinaliza o reconhecimento internacional às ações do Brasil voltadas para reduzir o desmatamento na Amazônia, por meio do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento (PPCDAM), que vem proporcionando ano após ano queda das taxas. Ele acrescenta que o dinheiro vai apoiar mais projetos que contribuam para diminuir ainda mais o desflorestamento no bioma.

O Fundo Amazônia foi criado em 2008 com o objetivo de promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento e também para a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico. A Noruega foi o primeiro país a doar recursos para o Fundo no montante de 1 bilhão de dólares que serão aportados até 2015.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário