sábado, 8 de outubro de 2011

Os Movimentos ambientais e sua importância

Nos chamados “países desenvolvidos”, que se constituem como “sociedade de consumo”, a poluição ou já alcançou ou tende a alcançar graus muito elevados.
Com grandes publicidades voltadas para os lucros das empresas convencem as pessoas a consumirem mais e mais.
As embalagens sejam de plástico, lata ou papel tornam-se cada vez mais atraentes que o próprio produto.
A moda se altera rapidamente com o único objetivo de dar lugar para que novos produtos possam ser fabricados e lançados e consumidos no mercado. Por isso é que a cada ano que passa as mercadorias são feitas propositalmente para durarem cada vez menos, evitando a saturação e objetivando não diminuir nunca o ritmo de crescimento: um carro atualmente é planejado e fabricado para durar no máximo quinze anos; as habitações não são muito diferentes, pois as construídas atualmente têm duração bem menor que as do passado e o mesmo se pode dizer das roupas, além de inúmeros outros produtos.
Porem em contra ponto a todo isso é que justamente nesses países produtores e chamados de desenvolvidos é que os movimentos ecológicos e as reivindicações populares por um ambiente melhor estão bem mais avançados. Isso muito tem haver com a tradição democrática dessas nações que é mais antiga e mais forte.
Uma das formas de se avançar com a democracia, consiste em lutar por uma melhor qualidade de vida, o que já vem ocorrendo em muitos casos com as associações de consumidores, que lutam por seus direitos, com as organizações de moradores, que cada vez mais reivindicam melhorias em seus bairros ou lutam contra a instalação de alguma indústria poluidora, que os afetariam diretamente, etc. Além disso, os cidadãos de certos países estão exigindo e, em boa parte, conseguindo a aprovação de leis que combatam o desmatamento diminuam a poluição e facilitem os processos judiciais contra empresas que poluem o ambiente.
Tudo isso leva os governantes desses países desenvolvidos, que, obviamente, têm certa preocupação com eleições e votos a se voltarem, na maioria das vezes por puro interesse eleitora, para a questão do meio ambiente, com planos de reurbanização de certas cidades, com a intensificação da fiscalização sobre as empresas poluidoras e com alguns tímidos projetos de reflorestamento ou preservação das poucas matas originais que restam.
Aqui no seu quintal não seria diferente, quanto mais você se posicionar, mais estará pressionado o governo a tomar a mesma posição. Outra coisa que cada um deve levar em consideração é que dizer não a uma determinada ação incorreta significa avisar os pretensos e futuros governantes que ações como aquela não serão aceitas, fazendo com que muitas propostas que desrespeitam o meio ambiente não prosperem nem no campo das idéias. 
Fazer movimento ecológico hoje não significa ter que se amarrar em árvores ou fazer ações de grande impacto televisivo como costuma fazer o Greenpeace, você pode hoje se manifestar diretamente pelo seu computador, pois agora com a internet alem de poluir menos com a sua ação ambiental a possibilidade dela se propagar pela rede é também imensa. Lembre-se, usem a abusem das redes sociais elas foram feitas também para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário