quinta-feira, 14 de julho de 2016

14 de julho - Dia Universal da Liberdade de Pensamento - Vamos Exercitar



Como o blog é um meio de propagação da liberdade de pensamento achei apropriado relembrarmos o dia que comemoramos esse nosso direito e no exercício dele, colocar alguns aspectos sobre o que a ideologia tem haver com o tema ambiental.

“Todo homem tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou cresça e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. (Declaração Universal dos Direitos Humanos)


A data de 14 de julho foi escolhida como uma homenagem à Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa, em 1789. A Bastilha era uma prisão para políticos, nobres, letrados e para todos aqueles que se opunham ao governo ou à religião oficial.
A revolução francesa foi também o marco da criação das expressões políticas de esquerda e direita.
 

Os termos "esquerda" e "direita" apareceram inicialmente durante a Revolução Francesa, quando os membros da Assembléia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente da assembléia  e simpatizantes da revolução à sua esquerda.

A direita é, portanto, o lugar dos ricos e demais detentores do poder,  todos aqueles que não querem perder privilégios nem fazer concessões de direitos. A esquerda é o lugar dos libertários, intelectuais, pobres e de todos aqueles que querem mudar a ordem social para ampliar e universalizar direitos, de onde vêm os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que pautaram a Revolução.

Essa nova forma de pensar que marcou a Revolução Francesa desencadeou processos vastos pelo mundo afora de produção de conhecimento. Na política, novos ideais foram responsáveis pela criação de instituições que tinham como base o pensamento mais racional.

Esquerda volver

Mas, o que seria “ser de esquerda” nestes tempos de assombros em que muitos estudiosos internacionais já falam em um apocalipse, se não como contado na Bíblia, mas causado, paradoxalmente, pelo grau de desenvolvimento da humanidade?

Segundo Michael Löwy, o ecossocialismo tem como objetivo fornecer uma alternativa de civilização radical àquilo que Marx chamava de “o progresso destrutivo” do capitalismo. Para isso, trata-se de buscar a construção de uma sociedade fundada numa nova racionalidade, no controle democrático sobre os recursos naturais, na igualdade social e na supremacia do valor de uso sobre o valor de troca.

Verde é a cor da nossa bandeira.

O planeta Terra é a nossa moradia. Mas as pessoas o tratam como se não fosse. Nosso planeta arde, literalmente, pela força de um capitalismo idiota que, ao mesmo tempo em que produz trilhões, caminha para a destruição em massa desse nosso lar extraordinário que a Terra.

Se é um dever para qualquer cidadão no mundo defender nossos oceanos, mares, rios, florestas, campos, savanas, a vida selvagem, nossos pólos gelados e o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, para uma pessoa de esquerda deve ser um dogma de vida.
Uma das pestes modernas deste mundo é o consumismo desenfreado. Consome-se tudo o que nos oferecem, mesmo que alguns dos produtos que levamos para casa jamais usaremos ou usaremos muito pouco.
Ser de esquerda é também, por tanto, consumir somente o necessário para se viver decentemente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário