sexta-feira, 17 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente

Muitas foram às atividades realizadas na semana do meio ambiente no inicio de junho, no dia primeiro a Câmara Municipal realizou audiência pública para discutir a coleta, transporte e destinação do Lixo da nossa cidade, o saldo foi o que todos já sabiam muito se gasta, pouco se faz e pouquíssimos são os que se preocupam com esta realidade.
Para se ter uma idéia, o município de Foz do Iguaçu gasta mais de 200 mil reais por mês com a empresa Vital para que ela recolha o lixo reciclável de nossa cidade, porem, nada faz para contratar e pagar pelo serviço da Cooperativa de Catadores que recolhe uma quantidade muito maior do que o recolhido pela concessionária pública.
A Igreja Católica aproveitou a data para relembrar o Tema da Campanha da Fraternidade desse ano, cujo slogan este ano é “Fraternidade e Vida no Planeta”, várias foram às atividades das comunidades, com destaque para a realizada na Vila Iolanda que contou com o apoio da equipe de educação ambiental do município realizando a “Caminhada para a sustentabilidade” realizada no dia 3 de junho.
O município também encerrou o Concurso de Frases que tinha como tema o Meio Ambiente.
Ainda esta semana a UDC promoveu uma corrida ambiental e a Faculdade Anglo- Americano realizou a Semana Acadêmica de Meio Ambiente
Na região aconteceu em Medianeira o I Encontro sobre Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, que teve caráter inovador na região Oeste do Paraná, porque ampliou a discussão e o conhecimento das práticas integrativas e complementares de saúde em especial no uso de plantas medicinais. O Evento serviu também para comemorar os 21 anos de fundação do Centro Popular de Saúde Yanten.
 Porem de todos os eventos, o mais marcante foi a Jornada Preparatória para a Rio + 20, a jornada esta sendo realizada em diversos pontos da nossa região, em Foz do Iguaçu ocorreu no dia 03 de junho, às 19h30, no auditório da Paróquia São João Batista (antiga igreja Matriz do Centro), coordenado pela Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente de ITAIPU Binacional e a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Seu objetivo principal é o de iniciar o processo de mobilização dos segmentos sociais para Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que irá acontecer de 04 a 06 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. Esta Conferência recebeu o nome de Rio+20 e visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Nela serão debatidos os seguintes temas: Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Economia Verde, a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.
Fato lamentável foi a pouca importância que o tema demonstrou as autoridades locais, Foz que já teve a pretensão de realizar a Rio+15 tendo inclusive criado uma Secretaria Municipal especialmente para isso, ficou a desejar, Pelo visto ainda temos muito discurso e propaganda a respeito da defesa do Meio Ambiente, mas prática que é bom pouco se vê.
Reflita Foz não poderia ser uma grande vitrine ambiental, temos Itaipu e seus programas, temos o mais visitado Parque Nacional do País, a nossa geografia nos privilegia com nossas fronteiras, temos a maravilha das águas que são as Cataratas, porem ainda nos falta o tal comprometimento ambiental.
Pense, Foz é Naturalmente, Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário