quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aniversário da cidade teve presente de grego

No último dia 10 de junho, Foz do Iguaçu completou 97 anos de emancipação política.
Entre outras atividades a data foi marcada pelo tradicional desfile Cívico na Av. Paraná, que teve como tema Foz do Iguaçu 97 anos Preservando o Meio Ambiente.
As escolas municipais e os centros municipais de educação infantil que participaram do desfile em homenagem ao aniversário de Foz do Iguaçu, fizeram bonito na apresentação.
Os professores usaram a criatividade e o apoio dos alunos para preparar uma grande apresentação para o público que for assistir ao evento. Foram preparadas fantasias e até carros  alegóricos mostrando como a cidade trata da água, destinação de resíduos, mudanças climáticas e da biodiversidade. Dentro desses temas foi mostrado a reciclagem do lixo, cuidados com a dengue, pontos turísticos sua fauna e flora e sustentabilidade.
A única coisa que ninguém comentou foi o fato da Secretária de Meio Ambiente ter sido extinta  no ano passado e suas atribuições divididas entre Secretaria de Agricultura, que cuida hoje do Zoológico Bosque Guarani, Horto Municipal e a Prainha de Três Lagoas , a Secretaria da Fazenda que realiza agora toda a fiscalização ambiental e por fim a Secretaria de Obras  que passou a ser chamada de Secretaria de Obras  e Meio Ambiente  ficando com a coleta seletiva, a  manutenção das praças  públicas e o manejo florestal.
Recentemente a Câmara Municipal em audiência pública sobre a concessão pela limpeza  da cidade e o recolhimento e destinação do Nosso lixo, aprovou  uma moção pedindo a imediata recriação da Secretaria de Meio Ambiente.
A meu ver é um absurdo uma cidade que respira meio Ambiente não ter um setor responsável para cuidar daquilo que é o nosso maior patrimônio.  Temos o mais visitado Parque Nacional Brasileiro, temos o premiado programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, temos o Aqüífero Guarani bem abaixo de nós.
O resultado é naturalmente o enfraquecimento de todas as políticas ambientais realizada pelo município.  Mas ao que parece este enfraquecimento não impede ao prefeito de tentar maquiar   seu desinteresse ambiental. Ironicamente escolhendo o tema para comemorar o aniversário da Cidade.
Enquanto Isso não acontece o poder publico faz de conta que faz política ambiental e o povo faz de conta que acredita.
Pense Nisso!  Foz do Iguaçu é ou não é Naturalmente, Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário