quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Água em debate no Fórum Social Temático: rumo à Rio+20

 A questão da Água será um dos quinze temas de debate em destaque no Fórum Social Temático que se realiza em Porto Alegre-RS no período de 24 a 29 de janeiro, integrando as atividades preparatórias para a Cúpula dos Povos na Rio + 20, que acontecerá em junho no Rio de Janeiro.
O Grupo Temático Água se reunirá nos dias 25 e 26 de janeiro, de 14 às 19 horas, na Sala 22 da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no dia 27 às 13 horas no mesmo local. Organizado pelo ativista André Abreu da Fundação France Libertés, fundada por Danielle Mitterrand, o diálogo do grupo água já está em andamento, na Plataforma de Diálogos do Fórum Social Temático (http://dialogos2012.org/). Para participar do diálogo virtual, é preciso se cadastrar (confira aqui).
Também no dia 25, às 13 horas, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Comissão 3), será realizada uma Oficina de Apresentação do Processo Formativo e dos Diálogos Transfronteiriços do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (http://saberycuidar.com/home/). 
O Fórum Social Temático (FST) se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. O evento acontecerá do dia 24 a 29 de janeiro de 2012 e será sediado por Porto Alegre e cidades da região Metropolitana – Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo. Como um espaço aberto e plural, a programação do Fórum será fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, relacionadas ao tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Além disso, o Fórum acolherá também o encontro de redes internacionais, articuladas em torno de Grupos Temáticos de reflexão sobre assuntos pertinentes ao Fórum. 
Conforme reportagem da Agência Brasil, cerca de 30 mil pessoas são esperadas em Porto Alegre para o FST. Apesar do caráter “não governamental e não partidário” dos eventos ligados ao FSM, definido em sua Carta de Princípios, a reunião também deve atrair políticos. Além do governo estadual, comandado por Tarso Genro, velho conhecido do Fórum, o governo federal terá participação significativa. A presidenta Dilma Rousseff deve ir a Porto Alegre na quinta-feira (26) para um diálogo com a sociedade civil e pelo menos sete ministros do governo estarão em eventos do FST ao longo da semana.
Com cerca de mil atividades em Porto Alegre e em mais três cidades da região metropolitana, a extensa programação do FST inclui debates, oficinas, exposições e apresentações culturais, na maioria atividades autogestionadas, organizadas por movimentos sociais, centrais sindicais e organizações não governamentais. Eclético, o menu inclui desde debates sobre a crise do capitalismo a oficinas de biodança e teatro de bonecos.
Entre os nomes confirmados para o megaevento, estão figuras conhecidas do FSM, como o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e o jornalista e escritor espanhol Ignacio Ramonet. Também devem marcar presença ativistas que foram protagonistas de movimentos como a Primavera Árabe, as manifestações estudantis chilenas, o Occupy Wall Street e os indignados da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário