terça-feira, 5 de abril de 2011

Rumo a uma Economia Verde

Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável

O novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) demonstra que é possível uma transição para a economia verde com o investimento de 2% do PIB global por ano (cerca de US$ 1,3 trilhão) até 2050, instalando uma transformação em setores chave como agricultura, edificações, energia, silvicultura, indústria, pesca, turismo, transporte, água e gestão de resíduos. Tais investimentos devem ser estimulados através de reformas em políticas nacionais e internacionais.

Um cenário de investimento verde atinge taxas de crescimento anuais mais altas que o cenário atual de negócios. Esse crescimento econômico caracteriza-se por uma separação significativa em impactos ambientais.

A demanda global por energia aumentaria um pouco, mas retornaria aos níveis correntes até 2050, o que significaria uma redução de cerca de 40% em relação ao esperado no cenário atual de negócios, graças aos avanços em eficiência energética. Um panorama de investimento sustentável é projetado para reduzir as emissões de CO2 em cerca de um terço até 2050. A concentração atmosférica de emissões deve ser mantida abaixo de 450 ppm (partes por milhão) – o ideal é 350 ppm – até 2050 para que seja possível limitar o aquecimento global limiar de 2°C.

O valor agregado na indústria florestal aumentaria cerca de 20% em 2050 em comparação ao cenário atual. Investimentos em agricultura verde conduziriam ao aumento da qualidade do solo e crescimento da produção global das principais culturas. O aumento da eficiência na agricultura e nos setores industrial e urbano reduziria a demanda de água em cerca de um quinto até 2050.

Segundo o estudo, uma economia verde criaria empregos e progresso econômico, geraria crescimento e renda em capital natural e crescimento do PIB, ao mesmo tempo em que evitaria mudanças climáticas, escassez de água entre outros riscos adversos.
Fonte: PNUMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário