quinta-feira, 30 de junho de 2016

30 de junho - Dia da Mídia Social. Mais um motivo para lembrá-lo que você pode ajudar a lutar pelo planeta mesmo sem levantar da cadeira.

O Social Media Day é uma homenagem ao impacto e revolução que as mídias sociais provocaram (e provocam) nas sociedades contemporâneas.

Além de mudar totalmente os meios de comunicação, as mídias sociais proporcionaram a capacidade de interação direta entre os produtores das informações e a audiência, ou seja, o público em massa.

Graças ao surgimento da mídia social, as produções e divulgações de conteúdos deixaram de se concentrar exclusivamente nas mãos das grandes emissoras e veículos de comunicação em massa.

A ideia de criar esta data surgiu a partir de uma iniciativa do site Mashable, em 2010, que convidou a todas as pessoas que utilizavam constantemente as mídias sociais a refletirem sobre as importantes mudanças que proporcionaram a vida das pessoas.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou oficialmente pela primeira vez o Dia da Mídia Social.

Atualmente, esta data é comemorada em mais de 90 países, através de uma série de atividades, como palestras e debates abertos ao público em geral. Mas, os usuários das redes sociais podem participar de todas as regiões do planeta através da hashtag#SMDay.


A Mídia Social e a Militância Ambiental

Os blogs ao longo do tempo se apresentaram como um meio facilitador nos processos de produção e disseminação de conteúdo dos movimentos sociais e organizações civis. Fazendo uso das ferramentas da web 2.0, foi possível dar uma maior visibilidade às lutas, denúncias e reivindicações dos sujeitos atingidos e vulnerabilizados pelas injustiças socioambientais.

Agora, todos podem (com mínimos recursos) produzir e circular informação sem pedir autorização ou o aval a quem quer que seja.

As novas tecnologias do campo da comunicação se configuram como instrumentos estratégicos para as demandas dos movimentos sociais e organizações civis. A enorme onda de insatisfação diante do cenário atual de injustiças e desigualdades sociais fomentou a criação de uma grande rede de indivíduos que se interconectam e juntos podem transformar a realidade sem sair da sua cadeira.

É comum vermos empresas e governos mudando de posição apenas devido a pressão virtual dos internautas. Trata-se da nova dimensão de “lugar” que o ciberespaço ofereceu para os indivíduos. É inegável a superação das fronteiras de espaço quando falamos de tecnologias virtuais.

O desafio de colocar em pauta a negação de um modelo de desenvolvimento baseado basicamente em desigualdades sociais e devastação ambiental. Esse desafio é que busco colocar a você, leitor desse texto, pois mais que nunca é uma tarefa que a sua cibermilitância pode executar para proporcionar um futuro melhor pra si e seus descendentes.
Faça isso, seja on ou off line.
#Compartilhe 


Fontes:

Texto : Ciberativismo: A extensão da militância no espaço virtual -  Abiglacy Rodrigues e Julianna Formiga Moura Sinval - Faculdades Nordeste - Fanor, Fortaleza CE

http://www.calendarr.com/brasil/calendario-junho-2016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário