segunda-feira, 19 de março de 2012

IBAMA e Circo Hermanos Rodrigues são condenados por maus-tratos a animais em Foz do Iguaçu

Semana passada a Segunda Vara Cível de Foz do Iguaçu julgou parcialmente procedente uma Ação Civil Pública proposta pela Associação Civil Reserva Brasil contra o Circo Hermanos Rodrigues e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), por conta dos maus-tratos sofridos por um macaco babuíno e quatro leões que estavam nas dependências do circo.


O IBAMA foi condenado a realizar palestras de cunho educativo ambiental em todas as escolas de ensino fundamental e médio de Foz do Iguaçu (PR) e o circo, ao pagamento de uma multa no valor de R$ 50 mil e a leitura de um texto sobre o teor da sentença no início de seus espetáculos.

Babuíno retirado do Circo Hermanos Rodriguez por maus-tratos.
Kimba é um babuíno-sagrado (Papio hamadryas),
um símio de origem africana macho, de cerca de 10 anos,
Ele foi  apreendido do Circo Hermanos Rodriguez, 
em 1 de maio de 2008.
 Esta é a sua chegada ao Zoológico de Curitiba (PR),
 em 3 de maio de 2008.
Enquanto aguardava um recinto definitivo,
Kimba ficava em quarentena num abrigo provisório.
(Fotos: ONCA)
Atualmente o macaco babuíno encontra-se no Zoológico Municipal de Curitiba, um dos leões encontra-se no Zoológico Municipal de Cascavel e os outros três leões estão sob a guarda de Mantenedores de Fauna Exótica escolhidos pelo IBAMA.

O Babuino Kimba, o pai, chegou a Curitiba em 2008 , após longo período de recuperação se tornou em 2010  papai do pequeno Babu,  o poqueno baduino recebeu esse nome após votação pela internet promovida pela Prefeitura de Curitiba. 


É bom lembrar que as partes ainda não foram intimadas da sentença, e poderão recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, localizado em Porto Alegre (RS), merecendo portanto o nosso acompanhamento.



Um comentário: