Semana passada a Segunda Vara Cível de Foz do Iguaçu julgou parcialmente procedente uma Ação Civil Pública proposta pela Associação Civil Reserva Brasil contra o Circo Hermanos Rodrigues e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), por conta dos maus-tratos sofridos por um macaco babuíno e quatro leões que estavam nas dependências do circo.
O IBAMA foi condenado a realizar palestras de cunho educativo ambiental em todas as escolas de ensino fundamental e médio de Foz do Iguaçu (PR) e o circo, ao pagamento de uma multa no valor de R$ 50 mil e a leitura de um texto sobre o teor da sentença no início de seus espetáculos.
Atualmente o macaco babuíno encontra-se no Zoológico Municipal de Curitiba, um dos leões encontra-se no Zoológico Municipal de Cascavel e os outros três leões estão sob a guarda de Mantenedores de Fauna Exótica escolhidos pelo IBAMA.
O Babuino Kimba, o pai, chegou a Curitiba em 2008 , após longo período de recuperação se tornou em 2010 papai do pequeno Babu, o poqueno baduino recebeu esse nome após votação pela internet promovida pela Prefeitura de Curitiba.
É bom lembrar que as partes ainda não foram intimadas da sentença, e poderão recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, localizado em Porto Alegre (RS), merecendo portanto o nosso acompanhamento.
isso mesmo punição aos circos que tenha animais.
ResponderExcluir