quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto de construção de ciclovia é apresentado a ciclistas de Foz do Iguaçu


Orçamento da obra deve ficar em torno de R$ 700 mil e pretende unir diversos pontos da cidade
Andar de bicicleta nas grandes cidades tem se tornado cada vez mais perigoso. O aumento considerável no número de carros circulando pelas ruas, em virtude de uma melhora na economia nos últimos anos, fez com que ciclistas tivessem que redobrar os cuidados para circular, em meio a motoristas nem sempre pacientes no trânsito.

Além disso, as pessoas estão buscando uma melhor qualidade de vida e acabam tentando, de alguma maneira, diminuir a poluição emitida pelos veículos automotores. Desta forma, a bicicleta acaba se tornando uma solução mais viável de se conseguir estes resultados. Mas as cidades precisam ficar atentas para essas mudanças. Oferecer uma rota exclusiva para as bicicletas pode ser uma delas. E o primeiro passo já foi dado.
 
Em reunião realizada na semana passada entre representantes do executivo, Foztrans, legislativo e ciclistas de Foz do Iguaçu, foram discutidos exemplos de ciclovias e apresentado um projeto para a construção de uma específica em Foz, ligando vários pontos da cidade. O vereador Luiz Queiroga (DEM) esteve presente na reunião e disse que o valor estimado é de aproximadamente R$ 700 mil. “O projeto já está desenhado em um custo de quase 700 mil reais, quer dizer, é um custo alto. Vamos propor se fazemos metade dele, temos que ver de onde sairá o recurso para isso”, disse o vereador.
 
Roni de Andrade, um dos representantes dos ciclistas de Foz do Iguaçu, participa de um grupo de amigos que se reúnem semanalmente para pedalar por pontos do município. Segundo ele, na atuação situação está cada vez mais complicado praticar este esporte e o ideal é procurar locais afastados do grande centro, para evitar o movimento de carros.  
 
Foto: Arquivo pessoal
Roni de Andrade costuma pedalar longos quilômetros por Foz do Iguaçu e também outros municípios do Paraná

 
“É bastante precário, quando a gente combina os passeios a gente sempre procura sair do centro e das vias mais movimentadas, porque não tem espaço e é sempre complicado você dividir as vias com os motoristas. Por enquanto falta muito respeito dos motoristas e a falta de conhecimento da legislação onde é obrigatório se manter 1,5m de distância lateral para o ciclista, para não criar nenhum tipo de animosidade com o motorista e até para a nossa segurança”, comenta.
 
Roni ainda diferencia as ciclovias das ciclofaixas. “A ciclovia é uma via específica para bicicleta, delimitada com as chamadas ‘tartarugas’, separando das vias do carro. A ciclofaixa é feita somente uma pintura na via e ela pode ser, a exemplo de Curitiba, durante os dias da semana é utilizada normalmente pelos carros e nos finais de semana é usada somente por ciclistas”, explica.
 
Matéria de Bruno Zanette publicada originariamente no Portal ClickFoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário