quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ABERTAS INSCRIÇÕES: PRÊMIO ODEBRECHT PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (5 projetos de R$60 mil cada)


Incentivar os universitários a pensarem a engenharia em uma perspectiva sustentável é o principal objetivo do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável. De acordo com Sergio Leão, Diretor de Sustentabilidade da Organização Odebrecht, o prêmio é uma maneira de mostrar as contribuições que as engenharias podem dar às causas socioambientais.
São 5 projetos selecionados com premiação de R$ 60 mil  cada

Podem concorrer ao prêmio, estudantes de cursos de graduação de todo o País, sendo que pelo menos um dos integrantes do grupo esteja matriculado nas áreas de Engenharia, Agronomia ou Arquitetura. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de outubro, pelo site http://www.premioodebrecht.com/brasil/. Participe!

 Escrito por  Vacy Alvaro

REGULAMENTO


DISPOSIÇÕES GERAIS

Idealizado pela Organização Odebrecht, o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável – Edição 2013 será atribuído aos ganhadores do concurso, conforme disposto no presente Regulamento.

O concurso tem como principais objetivos estimular a geração de conhecimento sobre temas relacionados à contribuição da engenharia para o desenvolvimento sustentável e difundir tais conhecimentos junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, inserindo-se em um amplo programa da Organização Odebrecht de relacionamento com Universidades/Instituições de Ensino Superior do Brasil.

O concurso é anual e tem como tema “Contribuições das Engenharias para o Desenvolvimento Sustentável”, incentivando a geração de conhecimento e a formação de jovens profissionais com a visão da Sustentabilidade. Os trabalhos a serem apresentados no concurso deverão se orientar pelas seguintes nove (9) áreas de concentração:

 Tecnologia, processos, produtos e insumos mais sustentáveis na cadeia produtiva da química/petroquímica;
 Saneamento ambiental, serviços ambientais na linha de água e resíduos, reuso da água, recuperação de áreas degradadas;
 Geração e uso de energia, energias renováveis, eficiência energética;
 Mobilidade urbana, soluções e serviços para transportes e seus modais, incluindo rodovias, portos, logística;
 Construções navais, instalações e equipamentos onshore e offshore para a indústria de óleo e gás;
 Petróleo e gás, serviços de operação, manutenção e apoio em exploração e produção de óleo e gás onshore e offshore;
. Tecnologia, produtos e sistemas em monitoramento, mapeamentos e levantamentos de informações, vigilância, comunicação, defesa e segurança aplicados a conhecimento e proteção de recursos naturais, territórios, ambientes marinhos e águas interiores, sistemas construídos e patrimônio físico e natural de regiões;
. No agronegócio: tecnologias, processos, produtos e insumos que contribuam na sustentabilidade de toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, incluindo alternativas de uso de subprodutos e no desenvolvimento de mecanismos de avaliação e pagamento por serviços ambientais;
 Edificações, conjuntos comerciais ou residenciais, instalações e complexos industriais, soluções mais sustentáveis de engenharia para infraestrutura para uso público ou privado, novos materiais, reuso e redução do uso de insumos e materiais, reciclagem, tecnologias limpas e renováveis, aplicação da hierarquia de controles para os impactos associados aos projetos de engenharia, integração dos pilares da sustentabilidade às soluções da engenharia.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

A participação no concurso poderá ser individual ou em grupo. Pelo menos 1 (um) dos integrantes do grupo deverá ser, obrigatoriamente, dos cursos de graduação em Engenharia (qualquer das engenharias), Arquitetura ou Agronomia no Brasil. No entanto, poderão ser convidados estudantes de outras graduações (humanas, exatas ou biológicas) para compor o grupo de autores, mesmo que sejam de diferentes Universidades/Instituições de Ensino Superior. No caso de premiação, os recursos serão dirigidos à instituição do professor orientador.
Poderão se inscrever estudantes universitários de graduação, de qualquer idade ou nacionalidade, que estiverem regularmente matriculados, até a data final para a entrega dos projetos (7 de outubro de 2013), em Instituições de Ensino Superior brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Não há restrição quanto ao número de estudantes que irão compor o grupo de autores, mas todos deverão ser devidamente identificados até a data final do período de inscrição e entrega dos projetos (7 de outubro de 2013). No caso de premiação, os recursos serão divididos igualmente entre todos os autores.
É vedada a participação de alunos de pós-graduação, “stricto sensu” ou “lato sensu”, ou que já tenham concluído sua graduação até a data de 7 de outubro de 2013.
É vedada a participação de parentes consanguíneos e afins até o terceiro grau civil, em linha reta ou colateral, dos membros das Comissões Julgadoras.
É vedada a participação de colaboradores que estejam vinculados às empresas da Organização Odebrecht, durante a vigência desta edição.
Os vencedores das edições anteriores do Prêmio Odebrecht poderão participar da Edição 2013 caso ainda estejam matriculados em um dos cursos mencionados acima.
Não há limite de quantidade de projetos a serem submetidos por um mesmo estudante ou grupo de estudantes.

PROJETO

O projeto deve ser, obrigatoriamente, de autoria de estudante(s) regularmente matriculado(s). É vedada a entrega de projeto já apresentado e premiado em concursos anteriores ou publicado, seja na íntegra ou em parte. Por “publicado” entendemos todos os trabalhos disponibilizados ao público por meio de livros dotados de ISBN (International Standard Book Number) e/ou periódicos com ISSN (International Standard Serial Number). Dessa maneira, excluem-se monografias e outros trabalhos acadêmicos que tenham circulação restrita.
O projeto deverá conter os elementos de uma proposta de solução de engenharia, alternativa de solução tecnológica ou inovação que se mostre viável em sua execução, ou já com dados de testes ou de aplicação que demonstrem esta viabilidade. Os resultados não necessitam ser, obrigatoriamente, conclusivos, mas a proposta deve partir de uma ideia concreta devidamente fundamentada.
O projeto deverá contar, obrigatoriamente, com a orientação de 1 (um) professor da mesma Universidade de um dos integrantes do grupo de autores, sendo que o mesmo professor deverá estar, necessariamente, vinculado aos cursos de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia (seja lecionando, conduzindo um projeto de pesquisa ou pertencendo a um dos respectivos departamentos). Um mesmo professor poderá orientar mais de um projeto em sua Universidade.
Para elaboração da dissertação do projeto, o(s) autor(es) deverá(ão) utilizar o editor de texto Word 98, ou posterior. Gráficos, tabelas e planilhas, se houver, deverão ser feitos em Excel 98, ou posterior, e inseridos no documento. Não é permitida a inclusão de fotos (registro fotográfico) no projeto que levem à identificação da autoria do trabalho ou de qualquer pessoa, mesmo que esta não esteja relacionada ao projeto em si, sob pena de desclassificação. São permitidas apenas imagens que representem ou ilustrem a ideia representada e que sejam de autoria dos próprios participantes, não infringindo direitos autorais de terceiros.
A dissertação do projeto deverá ser escrita no vernáculo, digitada em espaço dois ou duplo, corpo 12, fonte “Times New Roman”, margens laterais, superiores e inferiores de 2,5cm, apenas papel branco, tamanho A4 (210mm x 297mm), em uma face, com, no máximo, 25 linhas por página, contendo, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 21 (vinte e uma) páginas numeradas, incluindo capa, resumo, introdução, desenvolvimento, conclusões e resultados, referências bibliográficas, tabelas, gráficos, ilustrações, títulos, cabeçalhos, notas de rodapé e anexos. O Modelo de apresentação do projeto estará disponível para download na área de cadastro do Prêmio.

Na capa do projeto deverão constar apenas os seguintes elementos de informação:

1. A identificação do concurso (Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável – Edição 2013)
2. O título do trabalho e o resumo do projeto. O título é escolhido a exclusivo critério do(s) autor(es), deverá ser escrito na fonte “Times New Roman”, corpo 14, em negrito. O resumo deverá ter no máximo 1.500 caracteres e deverá ser escrito na mesma fonte, corpo 12, sem negrito e espaçamento simples.
3. A área ou áreas de concentração em que se enquadra o projeto dentre as nove (9) áreas referidas no item “Disposições Gerais” deste Regulamento.

Os projetos não deverão conter agradecimentos ou informações que levem à identificação do(s) autor(es) e/ou o orientador, direta ou indiretamente. O descumprimento das orientações para o anonimato dos autores no corpo do projeto será motivo para desclassificação do projeto apresentado.

INSCRIÇÃO E ENTREGA DO PROJETO

O prazo para inscrição e envio do projeto inicia-se em abril de 2013 e encerra-se em 7 de outubro de 2013.
A inscrição e o envio do projeto deverão, obrigatoriamente, ser feitos por meio do site http://www.premioodebrecht.com/brasil
A inscrição e a postagem do projeto poderão ser feitas em momentos diferentes, até o prazo limite de inscrição (7 de outubro de 2013).
O projeto deverá ser enviado somente em arquivo eletrônico, formato Word, através do site supracitado. Sob nenhuma hipótese a Organização Odebrecht aceitará projeto impresso, enviado fora do prazo ou com formatação inadequada, como também não se responsabilizará por projeto enviado e não recebido por qualquer motivo, inclusive de ordem técnica.
A efetivação da inscrição implica na consequente aceitação de todas as disposições do presente Regulamento pelo(s) estudante(s) e orientador.

SELEÇÃO DOS PROJETOS

A seleção dos projetos será feita nas seguintes etapas:
1ª) Triagem, considerando o cumprimento dos quesitos de adequabilidade e formatação apontados no presente Regulamento.
2ª) Pré-seleção de até 15 (quinze) trabalhos pela Comissão Julgadora 1, composta por integrantes da Organização Odebrecht que, direta ou indiretamente, são ligados ao tema. A avaliação será baseada nos critérios de julgamento a serem mencionados no próximo item.
3ª) Certificação: solicitação de documentação adicional aos 15 projetos finalistas para validação. Os pré-selecionados receberão, oportunamente, e-mail da Equipe de Coordenação comunicando a necessidade de envio dos documentos e o prazo para atender a solicitação. Todos os documentos necessários estão detalhados abaixo.
4ª) Seleção final dos 05 (cinco) melhores projetos pela Comissão Julgadora 2, também composta por integrantes da Organização Odebrecht. A Comissão Julgadora 2 será composta por um mínimo de 05 (cinco) membros. A avaliação será baseada nos critérios de julgamento a serem mencionados no próximo item.
5ª) A ordem de classificação dos 05 (cinco) melhores projetos será feita pela Comissão Julgadora 3, composta por pessoas não pertencentes à Organização Odebrecht – Comissão Julgadora Externa. A classificação será baseada nos critérios de julgamento a serem mencionados no próximo item.
As Comissões Julgadoras são soberanas e de suas decisões não caberá recurso.
O conteúdo de cada projeto também passará por avaliação de plágio. Caso sejam identificados trechos do projeto que caracterizem plágio, o mesmo será desclassificado automaticamente.
Recomendamos que, no ato da inscrição, os participantes já comecem a providenciar os documentos listados abaixo. Assim, caso sejam solicitados a apresentá-los na Etapa de Certificação, os documentos já estarão prontos para o envio.

Os projetos que não apresentarem adequadamente todos os documentos dentro do prazo estipulado não seguirão para a próxima etapa do processo de seleção.

Relação de documentos a serem solicitados aos 15 projetos pré-selecionados na Etapa de Certificação:

a) Declaração original da instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, contendo o período e o curso em que o(s) estudante(s) se encontra(m)
regularmente matriculado(s), assinada por autoridade competente, emitida em papel timbrado do órgão emissor, devidamente datada.

b) Cópia legível do documento de identidade com foto do(s) autor(es) e professor orientador.

c) Declaração de Responsabilidade, Cessão de Direitos e Autorização Prévia, assinada pelo(s) autor(es) do projeto, com firma reconhecida em Cartório.

d) Termo de autorização assinado pelo professor orientador, com firma reconhecida em Cartório, autorizando a divulgação do seu nome, imagem, voz e cadeira que ocupa ou disciplina que ministra na instituição de ensino vinculado ao projeto em questão.
Caso a Declaração de Responsabilidade, Cessão de Direitos e Autorização Prévia e o Termo de autorização do professor orientador sejam enviados sem firma reconhecida, o respectivo projeto será desclassificado.

Os documentos acima deverão ser enviados por correio, em envelope lacrado, dentro do prazo informado por e-mail pela Equipe de Coordenação na Etapa de Certificação, para:

Odebrecht
A/C CIADEN
Ref.: Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2013
Av. das Nações Unidas, 8.501 - 31º andar
Edifício Eldorado Business Tower
05425-070 – São Paulo – SP

Os estudantes que fizerem o trabalho em grupo deverão enviar suas documentações juntas em um só envelope.
O(s) estudante(s) que não apresentar(em) adequadamente todos os documentos mencionados nos itens “a”, “b”, “c” e “d” dentro do prazo estipulado não seguirá(ão) para a próxima etapa do processo de seleção.

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

O julgamento levará em consideração a contribuição do projeto para o desenvolvimento sustentável e terá como base o seu conteúdo, clareza, apresentação, fundamentação, profundidade, contribuição técnica, aplicabilidade e relevância, conforme segue:

 Conteúdo – O projeto deve estar aderente aos principais pilares da sustentabilidade: economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente inclusivo.
 Clareza e Apresentação – A dissertação do projeto deve estar de acordo com as especificações mencionadas neste Regulamento e escrita de maneira a facilitar o entendimento da proposta.
 Fundamentação e Profundidade – A dissertação do projeto deve apresentar as bases nas quais o(s) autor(es) se apoia(am) para sustentar seu projeto.
 Contribuição Técnica e Aplicabilidade – O projeto apresentado deve demonstrar viabilidade para implementação, mencionando especificamente aspectos de seu uso sob as óticas de adequação social, aplicação às demandas do País, contribuição ao equilíbrio ambiental.
 Relevância – O projeto trata de assunto ou contém proposta para tema relevante na agenda de sustentabilidade no País.

Os critérios mencionados acima têm pesos distintos e os membros das Comissões Julgadoras atribuirão, a cada um, notas de 0 a 4. Os projetos que tiverem média inferior a 40% da nota máxima serão automaticamente desclassificados.

PREMIAÇÃO

Serão premiados os 5 (cinco) melhores projetos, desde que atendam aos critérios estabelecidos neste Regulamento. Cada projeto receberá o seguinte prêmio:
 Prêmio no valor bruto de R$20.000,00 (vinte mil reais) para o estudante/grupo de estudantes;

 Prêmio no valor bruto de R$20.000,00 (vinte mil reais) para o professor orientador;

 Prêmio no valor bruto de R$20.000,00 (vinte mil reais) para a Universidade, o qual deverá ser revertido para o departamento do professor orientador do projeto selecionado em forma de patrocínio para programas de oferta de bolsas de estudo pela instituição ou, na falta destes programas, para aquisição de equipamentos, livros e/ou materiais. Em ambos os casos, a Universidade deverá fornecer à Organização Odebrecht uma declaração com a destinação dos recursos recebidos.

Os autores dos projetos premiados serão, ainda, pré-selecionados automaticamente para o Programa Jovem Parceiro da Organização Odebrecht, ficando liberados das primeiras etapas de seleção.
Também poderão ser outorgadas menções honrosas a critério da coordenação do Prêmio a outros projetos, cujos autores, professores orientadores e universidades receberão certificados emitidos pela Organização Odebrecht.
Os projetos premiados e os projetos homenageados com menções honrosas, caso existam, serão publicados em livro comemorativo ao Prêmio, sendo que será fornecido um exemplar para cada um dos participantes do concurso e às universidades envolvidas, sem prejuízo da Organização Odebrecht poder fornecer exemplares a terceiros não vinculados ao concurso, seja de forma gratuita ou onerosa.
Os valores dos respectivos prêmios estarão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos, conforme legislação em vigor, por ocasião da data de pagamento dos prêmios, previsto para até 90 (noventa) dias úteis após a data da cerimônia de premiação.
Os prêmios aos autores, professores orientadores e universidades serão pagos em cheque ou depósito em conta corrente ou de outra forma que venha ser determinada pela Organização Odebrecht.
Se nenhum dos projetos avaliados pela Comissão Julgadora 2 atingir a pontuação mínima definida no item Critérios de Julgamento, a Organização Odebrecht se reserva o direito de não conferir a premiação a nenhum dos projetos apresentados.
Após a premiação, caso seja constatado algum descumprimento, por parte dos projetos premiados, a alguma das condições estabelecidas neste Regulamento, a Organização Odebrecht se reserva o direito de solicitar a devolução do prêmio já pago ao(s) autor(es), orientador(es) e universidade(s).

RESULTADO E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

A Comissão Julgadora iniciará a avaliação dos projetos em 14 de outubro de 2013 e o processo de seleção será concluído em 13 de dezembro de 2013. O resultado do julgamento será divulgado no site do concurso (http://www.premioodebrecht.com/brasil) na 2ª segunda quinzena do mês de dezembro de 2013. Serão divulgados os 5 (cinco) primeiros colocados e os projetos homenageados com menções honrosas, caso existam. A cerimônia de premiação será realizada em data e local a serem divulgados pela Organização Odebrecht em momento oportuno.
Para que participem da cerimônia de premiação, serão fornecidas 02 (duas) diárias de hotel e passagens, em território nacional, desde que residentes fora do município onde será realizada a cerimônia de premiação, a 3 (três) autores representantes de cada um dos 5 (cinco) projetos premiados, aos respectivos professores orientadores e aos representantes das instituições de ensino premiadas (sendo um representante por Universidade), bem como aos acompanhantes (no limite de um para cada) de todos os contemplados. Serão concedidos mais 02 (dois) convites para a cerimônia de premiação para cada autor, orientador e representante da instituição de ensino premiada; no entanto, a Organização Odebrecht não se responsabilizará pela passagem, alimentação e hospedagem desses 02 (dois) convidados.

CRONOGRAMA PREVISTO PARA O CONCURSO

Este cronograma poderá ser alterado a exclusivo critério da Organização Odebrecht. Quaisquer mudanças serão comunicadas no site www.premioodebrecht.com/brasil.
Abril de 2013 – 7 de outubro de 2013 – Divulgação do Prêmio, inscrição e envio (upload) dos projetos por meio do site.
14 de outubro – 13 de dezembro de 2013 – Avaliação dos projetos (Comissão Julgadora 1, Certificação, Comissão Julgadora 2 e Comissão Julgadora 3).
2ª Quinzena de Dezembro – Divulgação dos resultados dos 5 (cinco) trabalhos vencedores.
Março de 2014 – Cerimônia de premiação. Divulgação da classificação dos trabalhos vencedores.
As datas em aberto serão posteriormente divulgadas no site do concurso.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os projetos encaminhados para a participação no Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável – Edição 2013 não serão devolvidos, independentemente de terem ou não sido premiados.
Os projetos a serem publicados no livro comemorativo do Prêmio Odebrecht terão seus direitos de uso cedidos gratuitamente à Organização Odebrecht, que poderá publicar e reproduzir a totalidade ou parte da obra, em qualquer época e a seu critério, por qualquer meio de comunicação (eletrônico ou impresso) ou idioma, desde que citado(s) os autor(es), conforme consta na Declaração de Responsabilidade, Cessão de Direitos e Autorização Prévia.
Os projetos selecionados para compor o livro comemorativo do Prêmio Odebrecht apenas poderão ser divulgados por seus respectivos autores em outras publicações, após a impressão do livro em questão.
O(s) estudante(es) é(são) responsável(eis) pela autoria do projeto e por eventuais plágios ou infringências aos direitos autorais de terceiros.
A Coordenação Técnica do concurso está a cargo da Área de Sustentabilidade da Organização Odebrecht, que julgará os casos omissos a este Regulamento.

Eventuais dúvidas sobre o concurso poderão ser dirimidas pelo endereço eletrônico premioodebrecht@odebrecht.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário