domingo, 18 de agosto de 2013

GUARDA RESPONSÁVEL

Meu espaço neste blog será para tratarmos mais especificamente dos animais que nos são mais próximos, os domésticos. Sendo assim dou início por um tema fundamental e que se faz imprescindível o conhecimento de tal por parte de toda população. O tema é Guarda Responsável, com grande amplitude abordarei aos poucos, dando início pelo próprio termo: O emprego do termo “posse” apresenta uma ideologia implícita em sua semântica: o animal ainda continuaria a ser considerado um “objeto”, uma “coisa”, que teria um “possuidor” ou “proprietário”, visão que consideramos já superada, sob a ótica do direito dos animais, visto que o animal é um ser que sofre, tem necessidades e direitos. Assim, substituímos o termo “posse” pela expressão “guarda”, exceto nas citações de textos e normas, para melhor atender a finalidade deste artigo que é a tutela da dignidade animal. Substitui-se também o conceito de poluição ou degradação ambiental pelo de crueldade ou maus tratos. E, por fim, reformulou-se o próprio conceito de posse, ou melhor, guarda responsável para outro conceito mais abrangente e completo, tutelando adequadamente, destarte, a dignidade animal.[1]

Sendo assim numa abordagem mais próxima da nossa realidade, a Guarda Responsável pode se constituir em oferecer abrigo adequado, protegido do calor, da chuva ou frio, não obtendo acesso à rua. Alimentação que provenha a saúde do animal, como também atendimento médico veterinário necessário. Nesse contexto se apresenta uma descrição rudimentar, tendo em vista a Guarda Responsável ser algo muito mais elaborado e que discorreremos aos poucos sobre suas abrangências.
Falaremos aqui sobre controle populacional, vacinas, doenças, compra e venda de animais, abandono, maus tratos, políticas públicas, ONGs, protetores, colecionadores, ambientalistas, vegetarianos, veganos, etc.  
Por hora deixa-se claro que os animais são seres vivos e devem ser tratados como tal, não são objetos, possuem direitos e precisam ser cuidados e defendidos.



[1] Luciano Rocha Santana; Thiago Pires Oliveira in Guarda responsável e dignidade dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário