quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DEVASTAÇÃO URBANA

Sábado pela manhã, com o argumento de construir recuos e contornos, dez árvores foram derrubadas na Avenida JK
Notïcias de Foz do Iguaïçu, PR

Caro leitor, tente derrubar uma árvore na frente de casa. É fácil? Mesmo que você prove estar correndo perigo morando embaixo dela, terá de fazer algumas viagens à Prefeitura e ao IAP para conseguir - se conseguir - autorização. Mas isso só acontece ao cidadão, pois a recíproca não é verdadeira. O poder público pode chegar e arrancar as árvores urbanas livremente, sem consultar a comunidade do entorno, simplesmente baseando-se na análise dos engenheiros de trânsito que classificam a derrubada como “fundamental para adaptar o tráfego”. Isso seria razoável, tendo em vista a seriedade dos profissionais da área. Mas, veja bem, não são os mesmos engenheiros que pensam o transporte público de Foz? Há credibilidade neste caso?

Sábado pela manhã, com o argumento de construir recuos e contornos, dez árvores foram derrubadas na Avenida JK, esquina com a Xavier da Silva. Depois da ação predatória, era possível observar a mudança na paisagem urbana que, de arborizada, com boa sombra e melhor conforto térmico, ficou mais cinza, mais feia e muito mais quente. Alguns lojistas, antes protegidos pelas árvores, passaram a receber o sol da tarde - o pior - diretamente em suas fachadas. Veja a foto:

Eu vinha voltando para casa, num sábado, depois de ir ao mercado comprar ração para meu cachorro, quando me deparei com uma cena aterrorizante: homens, munidos de suas moto-serras e caminhões, estavam destruindo a paisagem de um dos trechos mais bonitos da malha viária urbana de Foz. Em poucas horas, cerca de dez árvores que produziam sombra, conforto térmico e agradavam nossa vista foram cruelmente cortadas sem ao menos uma consulta com a população do entorno, a maior prejudicada com a arbitrariedade.

Não vejo problema em adaptar a estrutura urbana ao tráfego de veículos, mas faço algumas perguntas:

1 - Por que a população do entorno não foi consultada? Um dos princípios básicos da boa administração pública contemporânea é horizontalidade. O gestor público é um representante da população. O teocentrismo não vale na democracia e a vontade do administrador não é soberana. Para abrir ruas, cortar árvores e mudar a vida das pessoas, estas devem ser minimamente consultadas.

2 - Qual ação de mitigação está sendo tomada? Ou os moradores e comerciantes vão ter de engolir o dióxido de carbono e o calor? Foz recua na gestão ambiental urbana de avenidas com ações como essa.

3 - Estamos abrindo mais espaço para os carros, mas onde estão as políticas de criar alternativas ao cidadão como ciclovias, faixas de caminhadas e transporte coletivo de qualidade? Por que sempre valorizar os carros? Será esta a melhor política urbana? As grandes cidades fizeram exatamente isso há 30 anos e hoje correm atrás do prejuízo. Será que não podemos aprender com os erros dos outros ao invés de apenas repetir?

Sem falar que destruir árvores em um feriadão, com a cidade lotada de turistas visitando Foz por suas belezas naturais, há menos de uma semana de termos eleito uma das Sete Maravilhas da Natureza, ficou bem feio para a cidade.

Acredito que a política de mobilidade urbana deve contemplar não só os carros. Deve atender também às pessoas, ao meio-ambiente e ao visual urbano. Arbitrariedades ou ações baseadas apenas em laudos técnicos não condizem com o atual período. Participação popular sim.

Fica a dica às autoridades.




* Luiz Henrique Dias é escritor, estudante de Administração Pública e observador urbano. Siga ele lá no twitter: @LuizHDias ou acesse: luizhenriquedias.com.br


Texto publicado origináriamente do site Click Foz:
http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/devastacao-urbana

Leia também:
Artigo de Andre Alliana: Árvores da Vida: http://naturalmente-ambiental.blogspot.com/2011/09/arvores-da-vida.html
Nova Chacina Ambiental: Av. Paraná foi palco de desmatamento urbano neste domingo http://www.iguassureporter.com/2011/09/nova-chacina-ambiental-av-parana-foi-palco-de-desmatamento-urbano-neste-domingo/
Chacina Ambiental: JK e Marechal Floriano viram palco de desmatamento urbano: http://www.iguassureporter.com/2011/09/jk-e-marechal-floriano-viram-palco-de-desmatamento-urbano/

Um comentário:

  1. ola sou de Foz do Iguaçu, e vivo ao lado de um lindo bosque no jd petropolis ,O presidente de bairro apoiado pela prefeitura ira derrubar cerca de 15 bosques com aproximadamente 30 arvores cada ,como esses bosques sao muito proximos ao lago ele e refugio de muitos animais e passaros como papagaios piriquitos urutau pica pau sabia raposas pequenos macacacos enfin uma infinidadade de pequenos animais .nao sei o que fazer pesso ajuda.
    meu emAIL E CRISCRISDJESUS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir